Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 03 de Agosto de 2013 às 00:00

Outlets dos Estados Unidos fazem a alegria dos brasileiros


Mauro Belo Schneider/ Especial/JC
Jornal do Comércio
Há dois grupos de turistas: os que economizam o ano inteiro para viajar e os que viajam para economizar pelo ano inteiro. O segundo adora os Estados Unidos e se encanta mais pela magia dos outlets do que pelos parques da Disney.
Há dois grupos de turistas: os que economizam o ano inteiro para viajar e os que viajam para economizar pelo ano inteiro. O segundo adora os Estados Unidos e se encanta mais pela magia dos outlets do que pelos parques da Disney.
Os americanos perceberam esse perfil e oferecem shopping centers inteiros para amantes de um bom desconto. Um dos destinos prediletos de quem gosta de voltar para casa com as malas cheias é a Flórida.
Foi lá que a gaúcha Renata Stine, Relações Públicas formada pela Unisinos, resolveu montar acampamento. Assim que recebeu o diploma, em 1999, mudou-se para a praia de Fort Lauderdale e abriu uma agência de turismo, a Sunshine Travel.
“É muito fácil se acostumar com as coisas boas. Para mim, a segurança e qualidade de vida que se tem aqui não tem preço. Hoje em dia, adoro mostrar para as pessoas as coisas boas e os lugares lindos que a Flórida oferece”, conta ela. Um desses lugares lindos, para o público que se encaixa nesse perfil de turismo, é o Sawgrass Mills, o outlet mais famoso da cidade onde Renata vive, com mais de 350 lojas.
Marcas como Armani Exchange, Victoria’s Secret, Forever 21, Nike, Adidas, Vans, entre outras, usam os outlets para venderem peças que saíram de linha por preços muito atrativos. Um casaco da Adidas que no Brasil chega a R$ 200,00, lá pode custar R$ 30,00. O mesmo ocorre com um tênis da Nike, que, muitas vezes, não ultrapassa os R$ 70,00.
“Quase todos os clientes querem ir aos outlets, mas eles são muito grandes e, se não se tem um objetivo e um ‘plano’, alguns acabam se perdendo no meio de tantas lojas”, conta Renata.
A Relações Públicas diz que o que mais vale a pena, em termos financeiros, de comprar nos Estados Unidos são os itens de vestuário, eletrônicos, cosméticos e perfumes. Aliás, foram os perfumes que levaram a moradora de Porto Alegre Anielle Hermes, que fez um intercâmbio em Fort Lauderdale por sete meses neste ano, a visitar o Sawgrass por diversas ocasiões diferentes no período de estudos. “Fui pelo menos 10 vezes para comprar perfumes e roupas”, revela Anielle.
Miami, que fica a cerca de 30 minutos de Fort Lauderdale de carro, também oferece alguns endereços confirmados no “roteiro do consumo”. Um dos mais conhecidos é o Aventura Mall, onde se tem a impressão de estar no Brasil, tamanha a quantidade de pessoas barganhando em portunhol.
Moradores da Flórida ainda conseguem bons preços na loja Ross e em supermercados do Walmart, como o Target, que vende de tudo. “Sempre falo que quem tem filho é ‘obrigado’ a fazer uma viagem para cá no mínimo de dois em dois anos para abastecer o roupeiro da criançada. Além de comprar tudo mais barato, aproveita para passar as férias, e muitas vezes sai mais barato vir para a Flórida do que ir para o Nordeste”, sustenta Renata.
Confira no mapa alguns dos centros de compras mais conhecidos da Flórida:
Arte e organização do mapa por Déborah Cattani
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO