Porto Alegre,

Publicada em 09 de Maio de 2024 às 16:46

São Leopoldo ainda tem 80% dos bairros alagados

Água chegou ao nível dos telhados em algumas localidades

Água chegou ao nível dos telhados em algumas localidades

PREFEITURA DE SÃO LEOPOLDO/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Compartilhe:
jornal cidades
O município de São Leopoldo, Vale dos Sinos, ainda tem 80% dos bairros alagados por conta da cheia do Rio dos Sinos, que começa a baixar na cidade. Nesta quinta-feira (9), a mediação era de 6,40 metros.  Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o ritmo de queda do nível é de dois centímetros por hora. 
O município de São Leopoldo, Vale dos Sinos, ainda tem 80% dos bairros alagados por conta da cheia do Rio dos Sinos, que começa a baixar na cidade. Nesta quinta-feira (9), a mediação era de 6,40 metros.  Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o ritmo de queda do nível é de dois centímetros por hora
A cidade ainda continua enfrentando os transtornos causados pelas chuvaradas. Cerca 15 mil moradores estão em abrigos, e 180 mil pessoas estão fora das casas. Por conta disso, os serviços de água, internet e luz foram afetados. As áreas que não foram inundadas estão com o serviço de abastecimento de água normalizado, segundo o Executivo.
Até a tarde desta quinta-feira (9), a força-tarefa resgatou 6.481 moradores de São Leopoldo. Além disso, há resistência de muitas pessoas que não querem deixar suas residências, principalmente em edifícios do Centro, onde o nível de inundação atingiu até o telhado de casas. Para estes casos, as equipes têm levado alimentação e água diariamente às famílias. O abastecimento se dá por meio de cordas e baldes para chegar até os apartamentos. 
Sobre o acesso à cidade, a BR-116, a ponte sobre o Rio dos Sinos, no km 241, está parcialmente liberada após bloqueio, na semana passada. Na atual situação, a passagem está liberada para doações, emergência e serviços públicos, com velocidade limitadas a 20km/h e com apenas uma faixa liberada.
 

Notícias relacionadas