Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 01 de Maio de 2024 às 17:24

É melhor investir na PJ ou na PF?

Priscila Camargo Figueiredo, sócia-proprietária AW Capital Investimentos/Caxias do Sul

Priscila Camargo Figueiredo, sócia-proprietária AW Capital Investimentos/Caxias do Sul

Leandro Araújo/Divulgação/JC
Compartilhe:
JC
JC
Priscila Camargo Figueiredo
Priscila Camargo Figueiredo
Você já deve ter levantado esse questionamento algumas vezes - é melhor investir na PJ ou na PF? A grande verdade é que não existe uma resposta única.
Para começar, importa entender a oportunidade de interesse e todos os seus pontos para que seja realizada a opção que não acarretará problemas e desconfortos no futuro.
É de suma necessidade que os acionistas estejam de acordo com a estratégia adotada quando as aplicações são feitas na PJ, pois impactam diretamente no resultado da empresa e na distribuição do lucro para os sócios.
Nunca é demais lembrar que devem-se tratar os recursos da empresa com responsabilidade para evitar conflitos e prejuízos. Toda e qualquer decisão precisa ser discutida envolvendo três pilares: jurídico, contábil e financeiro.
Além disso, ressalta-se que a rentabilidade dos produtos é a mesma, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica. Avalia-se com cuidado qual o caminho a seguir quando pensamos em renda fixa. Por exemplo, apesar de a rentabilidade ser a mesma para as duas pessoas, a PJ não possui isenção de imposto, o que diretamente impacta nos resultados financeiros de rentabilidade. Títulos como LCI e LCA são isentos de taxação, fazendo com que o lucro total seja maior na pessoa física.
Um ponto que costuma impactar na tomada de decisão é a questão de liquidez, ou seja, a necessidade de regatar os recursos aplicados em um curto período, o que é mais comum acontecer com a PJ, pois esse recurso aplicado faz parte do fluxo de caixa da empresa e, normalmente, necessita de uma disponibilidade maior. Esse assunto precisa ser discutido antes de qualquer aplicação ser feita com o seu assessor de investimentos.
Consultar um profissional financeiro qualificado para acompanhar e avaliar os riscos da tomada de decisão mais adequada às suas circunstâncias específicas é imprescindível.
Sócia-proprietária AW Capital Investimentos/Caxias do Sul
 

Notícias relacionadas