O gabinete tratará sobre os impactos no setor empresarial gerados pelos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul

Governo do RS cria gabinete para apoiar empreendedores afetados pela chuva

O gabinete tratará sobre os impactos no setor empresarial gerados pelos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado (Sedec) do Estado instaurou, nesta quinta-feira (2), o Gabinete de Apoio ao Empreendedor, que irá tratar sobre os impactos no setor empresarial causados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. O grupo irá levantar os efeitos dos temporais nas micro, pequenas, médias e grandes empresas. O comitê terá a participação da Secretaria da Fazenda (Sefaz), instituições financeiras e entidades representativas de empresas.A primeira reunião do grupo ocorreu de forma híbrida e centralizou a discussão na situação atual dos municípios afetados pelos eventos climáticos. No primeiro encontro, foi determinado algumas ações iniciais para prestar auxílio aos empreendedores.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado (Sedec) do Estado instaurou, nesta quinta-feira (2), o Gabinete de Apoio ao Empreendedor, que irá tratar sobre os impactos no setor empresarial causados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. O grupo irá levantar os efeitos dos temporais nas micro, pequenas, médias e grandes empresas. O comitê terá a participação da Secretaria da Fazenda (Sefaz), instituições financeiras e entidades representativas de empresas.

A primeira reunião do grupo ocorreu de forma híbrida e centralizou a discussão na situação atual dos municípios afetados pelos eventos climáticos. No primeiro encontro, foi determinado algumas ações iniciais para prestar auxílio aos empreendedores.
O titular da Sedec, Ernani Polo, enfatizou que as questões de logística e assistência humanitária também estão sendo atendidas, com o governo do Estado criando três estruturas para apoiar estas áreas. Os centros foram estabelecidos em: Santa Cruz do Sul, liderado pelo vice-governador Gabriel Souza; Bento Gonçalves, liderado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos; e São Sebastião do Caí, coordenado pelo chefe de gabinete do governador, coronel Euclides Neto.
O secretário também informou que em um segundo momento pretende viabilizar ações via bancos estaduais e outras via Sedec e Sefaz. De acordo com Polo, o Estado estrará em contato com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), para envolver outros bancos que possam oferecer linhas de apoio aos empreendedores. O envolvimento de outras esferas do governo, secretarias estaduais e entidades de outros setores da economia foi considerado pelos presentes na reunião como essencial para garantir a celeridade das ações.