Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 03 de Maio de 2024 às 16:29

Melhora na indústria está diretamente associada à melhora do mercado de trabalho, avalia IBGE

Segundo o pesquisador André Macedo, a trajetória positiva da indústria se explica pelo aumento no número de trabalhadores ocupados e ampliação da massa de salários em circulação na economia.

Segundo o pesquisador André Macedo, a trajetória positiva da indústria se explica pelo aumento no número de trabalhadores ocupados e ampliação da massa de salários em circulação na economia.

Abicalçados/Divulgação/JC
Compartilhe:
Agência Estado
A indústria brasileira tem mostrado tendência positiva nos últimos meses. A melhora na produção, vista desde meados do ano passado, tem sido calcada na evolução favorável do mercado de trabalho, com contribuição também da redução na taxa básica de juros. A avaliação é de André Macedo, gerente da Pesquisa Industrial Mensal no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Na passagem de fevereiro para março, a produção cresceu 0,9%, após uma ligeira alta de 0,1% no mês anterior.Na série com ajuste sazonal, em comparação ao mês imediatamente anterior, a trajetória da indústria foi predominantemente positiva desde agosto de 2023. A única exceção no período foi o mês de janeiro de 2024, quando a produção recuou 1,1%."A série com ajuste dá uma leitura positiva para esse setor industrial. Tem uma maior presença de resultados positivos em sequência desde agosto do ano passado. A gente tem leitura positiva observada nos últimos meses", disse Macedo.Segundo o pesquisador, essa trajetória positiva está "diretamente associada à melhora do mercado de trabalho", com aumento no número de trabalhadores ocupados e ampliação da massa de salários em circulação na economia.
A indústria brasileira tem mostrado tendência positiva nos últimos meses. A melhora na produção, vista desde meados do ano passado, tem sido calcada na evolução favorável do mercado de trabalho, com contribuição também da redução na taxa básica de juros. A avaliação é de André Macedo, gerente da Pesquisa Industrial Mensal no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na passagem de fevereiro para março, a produção cresceu 0,9%, após uma ligeira alta de 0,1% no mês anterior.

Na série com ajuste sazonal, em comparação ao mês imediatamente anterior, a trajetória da indústria foi predominantemente positiva desde agosto de 2023. A única exceção no período foi o mês de janeiro de 2024, quando a produção recuou 1,1%.

"A série com ajuste dá uma leitura positiva para esse setor industrial. Tem uma maior presença de resultados positivos em sequência desde agosto do ano passado. A gente tem leitura positiva observada nos últimos meses", disse Macedo.

Segundo o pesquisador, essa trajetória positiva está "diretamente associada à melhora do mercado de trabalho", com aumento no número de trabalhadores ocupados e ampliação da massa de salários em circulação na economia.
"A taxa de juros está em patamares mais baixos do que tinha no passado", acrescentou o pesquisador. "São fatores que ajudam a explicar a melhora nesse setor industrial não só neste mês."

Macedo diz que não é possível antecipar o desempenho da indústria nos meses vindouros, mas frisa que esses mesmos elementos que ajudaram a explicar o avanço na produção recente ainda permanecem presentes no cenário macroeconômico atual, ou seja, podem influenciar as próximas leituras da pesquisa.

Notícias relacionadas